Hardware

Hardware
Bem - Vindo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Memória ROM


Memória ROM
É nesta memória que se encontram gravados os três programas básicos do micro: BIOS, POST e Setup. O BIOS é o programa responsável em fazer com que o processador possa manipular o hardware básico do micro, enquanto o POST é o responsável em efetuar o auto-teste no micro sempre que ligado.
Já no Setup é onde fazemos ajustes, tais como data, hora, configuração de dispositivos etc.. Esse programa fica armazenado em uma memória de configuração, também conhecida como CMOS. Nas placas mães mais antigas está memória ficava em um chip como o da figura. Nas placas mães mais novas ela está integrada ao chipset da placa, e em ambos os casos ela é alimentada por uma bateria, para que os dados nela contidos não sejam perdidos quando o micro é desligado.
            Por isso, se o micro está começando a atrasar a hora quando fica em certo tempo desligado, ou mesmo perde esta configuração, isto é indicio de que a bateria deve ser trocada. Na maior parte das placas mãe esta bateria é uma bateria de lítio modelo 2032, encontrada facilmente encontrada facilmente em qualquer loja de acessórios para micros.



BIOS. Disponível em: http://www.clubedohardware.com.br/imageview.php?image=41
Acesso no dia 11 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário