Hardware

Hardware
Bem - Vindo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Placa de Som


Placa de Som
Esta placa é capaz de converter sinais analógicos em digitais no processo de gravação e digitais em analógicos no processo de reprodução. Sua qualidade e obviamente o seu preço devem ser compatíveis com as aplicações de áudio que serão utilizadas, pois ela definará a qualidade dos arquivos de áudio que serão gerados no computador.
A maioria das placas de som possui processador de 16 bits. As placas de som AWE 64, Sound Blaster 128 etc. também são de 16 bits e não de 64 ou 128 bits. Na realidade, o 64 ou 128 se referem à polifonia do sintetizador de wave table da placa.
Alguns modelos possuem saída para pelo menos 4 caixas de som, formando um verdadeiro surround, também chamado de áudio 3D. Além disso, podem possuir sintetizador wave table que proporcionam maior qualidade nas trilhas sonoras de jogos e aplicativos e na reprodução de arquivos MIDI: ou possuir sintetizador FM.
Uma outra característica importante que você deve observar se for trabalhar profissionalmente com áudio é a relação sinal/ruído de sua placa de som. Quanto maior for esta relação, melhor a qualidade de placa (valores a partir de 95dB já são considerados muito bons).
As placas podem possuir ou não um pequeno amplificador de áudio, para que você possa reproduzir o som através de caixas de som. E também um mixer, para “misturar” todas as fontes sonoras a ela conectadas. As placas de menor qualidade não possuem amplificador (neste caso precisará utilizar caixas de som amplificadas) nem mixer.
Além disso, as placas de som podem possuir entradas e saídas analógicas e digitais e uma porta para joystick ou MIDI. Dependendo do modelo da placa alguns destes componentes não estarão presentes.


Placa de Som. Disponível no site: http://images01.olx.pt/ui/1/20/66/14661466_1.jpg
Acesso no dia 11 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário