Hardware

Hardware
Bem - Vindo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

HD - Hard Disk ou Disco Rígido



Discos Rigidos
O Disco Rígido ou Hard Disk é o dispositivo onde todos os programas do computador se encontram gravados de forma magnética. Isso inclui desde o sistema operacional até planilhas, documentos de texto, fotos, arquivos de musica etc.


O disco rígido é uma unidade é lacrado, ou seja, você não tem acesso à sua mídia magnética, ao contrario das outras unidades de armazenamento. Garantindo ao disco rígido uma concisão muito maior que as outras unidades, permitindo a construção de “cabeças” de leitura, gravações menores e, consequentemente, dados gravados mais próximos uns dos outros.


Ao contrario do que se pode imaginar, internamente não há apenas um disco magnético e sim um conjunto deles (dois, três, de acordo com o modelo e fabricante). E para cada um desses discos, há uma cabeça de leitura e gravação.


Esses discos são montados em um eixo de altíssima precisão que gira em altas velocidades – até 7.200 RPM (Rotação por Minuto) nos modelos mais encontrados no mercado. Com isso, cria-se um “colchão de ar” entre a “cabeça” de leitura e a superfície, impedindo que se toquem. Este é o principal motivo pelo qual não podemos abrir um disco rígido, pois qualquer impureza que caia na superfície do disco pode danificá-lo, assim como a “cabeça” de leitura e a gravação.

 HD. Disponível em: http://novaeracom.dominiotemporario.com/fotos/hd80.jpg
Acesso no dia 9 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário