Hardware

Hardware
Bem - Vindo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CD-ROM


Unidade de CD
Este dispositivo foi desenvolvido originalmente para áudio, passado a ser utilizado como dispositivos de armazenamento de dados. Atualmente é a mídia mais utilizada para esta finalidade, devido ser barato e sua grande capacidade de armazenamento, substituindo os antigos disquetes na distribuição de programas.
Pode-se encontrar no mercado unidades apenas de ler CD’s (CD-ROM), e também outros que tem o poder de ler e gravar (CD-RW).
Durante o processo de gravação de um CD, alterações físicas são feitas na superfície do disco, e essas alterações provocarão diferenças no tempo de reflexão de acordo com os dados que serão gravados. Já a leitura  de um CD, é feita através de um feixe ótico a laser, que identificará essas diferenças de reflexão e as traduzira para o dado que estiver sendo lido.
A capacidade de um CD-ROM é de 650 MB, embora alguns fabricantes diminuam um campo do disco para que seja destinado a armazenar informações de correção de erros, o que leva a capacidade para 741 MB. Ou seja, você ganha em termos de capacidade, mas perde em termos de confiabilidade.




CD-ROM. Disponivel em: http://pt.dreamstime.com/rom-cd-thumb5581885.jpg
Acesso no dia 10 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário